Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Fabuleux destin d'Ana

Não existe lugar para o acaso ...

Fabuleux destin d'Ana

Não existe lugar para o acaso ...

20 - La luz del educador

 

Luz do educador!

Durante o último ano senti que tinha perdido essa imensa luz vibrante e intensa que durante anos (mesmo em condições problemáticas) pulsava forte em mim. Os dias eram arrancados da cama à força, para me colocarem numa realidade educativa que não se encaixava nos meus ideais pedagógicos e nem tão pouco respeitavam ou se ajustavam às crianças com quem eu estava trabalhava. Mantinha os meus trabalhos, os meus estudos todavia eu ia-me deixando ficar apagada, sossegada e o ânimo para edificar uma realidade educativa que fosse construtiva para a criança, dissolvia-se lentamente. A culpa; não a culpa não era da instituição que eu trabalhava, a responsabilidade era minha (somente e exclusivamente minha) porque (por medos ou inseguranças que restavam “de outras estórias”) atrasei a minha realização plena e pessoal enquanto Educadora.

Este ano lectivo, sou eu que tiro o dia da cama, sou eu que desperto o galo para uma nova aurora e trabalho completamente dedicada aos princípios que acredito e confio que darão felicidade, alma e confiança às crianças. Voltei a apaixonar-me por fazer parte de uma equipa onde as crianças partilham estórias, têm tempo para brincadeiras infinitas, têm prazer em conversas longas que as levam a projectos e projectos que as levam a conhecimentos variados e principalmente voltei a encontrar o encantamento profundo de recuperar a minha criança interior.

A foto que escolhi para hoje, é a foto do largo da vila onde as crianças da Associação Casa do Castelo brincam todos os dias. É onde se juntam os vizinhos, onde se trocam conversas, onde se dá livros e onde os namorados às vezes se encontram. A luz que ilumina as minhas manhãs é a mesma luz que ao final do dia me abençoa e relembra-me que o meu caminho é iluminado.  

7d73bbb6-03a4-4ff0-9bd1-767eb7ae0c36.jpg

 

#lifeproject#behappy#happylife

#educaçãolivre#comunidadeeducativa

#criançapensa#associaçãocasadocastelo#pedagogiadoamor

#criançafeliz#hamaisamorqueoutracoisa