Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Fabuleux destin d'Ana

Não existe lugar para o acaso ...

Fabuleux destin d'Ana

Não existe lugar para o acaso ...

19 - El mantra del educador

Qual o meu mantra?

Passei a manhã nesta questão; eu tenho um mantra de educadora? Confesso que fiquei pensativa, rebusquei intensivamente dentro de mim esse mantra, escarafunchei de ponta a ponta toda a minha prática pedagógica na tentativa de encontrar algo que eu pudesse considerar um mantra. Sabem quando procuram uma determinada peça de roupa que não usam há mais de 7 anos, e desarrumam todas as gavetas da casa na demanda de encontrar a dita peça de roupa? Sabem como fica o chão e as gavetas depois das buscas? Assim estava a minha cabeça, isto é, completamente desarranjada, descomposta e dessarumada.

A Associação Casa do Castelo fica a 30km de minha casa, uma viagem que dura entre 30 a 45 minutos, o que me dá tempo suficiente para pensar, principalmente para me reorganizar e estruturar aquelas pequenas pontas soltas que ficam sempre a pairar em nós. Hoje não eram pontas soltas eram novelos inteiros de lã todos embrenhados uns nos outros.

A meio do dia tinha resolvido que eu era uma educadora sem mantra, feliz mas sem mantra.

Quando começamos a trabalhar nas experiencias (projecto desta semana), o grupo de crianças reuniu-se em volta da mesa com os copos, os ingredientes e o entusiasmo natural de quem estar a fazer algo com animo e vontade. Sentei-me a observá-los enquanto a minha amiga educadora participava no projecto. Eu ria-me das coisas que eles diziam e ria-me por estar feliz ali a observa-los a descobrir coisas novas, a crescerem e a construirmos juntos a pedagogia do Amor. De repente apercebi-me Amor é o meu mantra, o imenso, o gigante, o enorme Amor que sinto por aqueles Seres (crianças e adultos) que diariamente estão comigo, que juntos construímos uma educação diferente, longe dos conceitos (pré)estabelecidos pelas politicas e pelos costumes puritanos que ainda ditam que a escola não é local de lazer. Quando a verdade a escola tem de ser um total local de lazer.

4fecd496-2b45-40d1-ac97-8682ffd9ca44.jpg

#lifeproject#behappy#happylife

#educaçãolivre#comunidadeeducativa

#criançapensa#associaçãocasadocastelo#pedagogiadoamor

#criançafeliz#hamaisamorqueoutracoisa